Controle remoto para Canon

Olá humano!

Bom, é facil imaginar que eu tenho uma camera para registrar as fotos que faço para usar aqui no blog. No inicio eu usava meu celular, mas com o tempo fui verificando a necessidade de usar um tripe, e conseguir algumas fotos com um pouco mais de qualidade e liberdade, e tambem precisei trocar de celular, e o novo tem uma camera muito inferior ao anterior. Com isso comprei uma camera DSLR, da Canon, modelo T3 (modelo de entrada, semi-profissional, da época).

Essa camera possui muitas funções (e como tudo na vida, ainda mais as opções mais baratas, não tem algumas opções interessantes como entrada de microfone externo), uma delas é a entrada para um controle remoto (permite acionar o foco automatico e disparar fotos). Eu poderia ter comprado um controle remoto pronto, ou fazer um. Como fica evidente, resolvi fazer um.

Material usado
Material usado

Continue lendo “Controle remoto para Canon”

Salão de beleza II – Wattimetro Hioki 3333

Olá humano!

Antes de prosseguir com o ‘embelezamento’ dos equipamentos da bancada, eu adquiri um equipamento novo, e como chegou na ultima semana, antes de ir para um local definitivo na bancada, resolvi já limpar seu case que veio levemente sujo. Nada demais, marcas de uso em bancada (parece ser de empresa, linha de montagem), mas com marcas de sujeira de manuseio e poeira, além de um adesivo identificado, no painel. Resolvi fotografar o processo de limpeza, já que fiz isso, resolvi colocar aqui essas fotos.

Hioki 3333
Hioki 3333

Continue lendo “Salão de beleza II – Wattimetro Hioki 3333”

Quantum de eletronica – 1

Olá humano!

Este é um tópico genérico, e mais curto. Pretendo colocar alguns destes com frequência variável, para discutir e debater novidades nas áreas de interesse deste blog. O titulo Quantum faz referencia a uma quantidade finita, e como alguns já podem ter percebido, é uma brincadeira com o uso da palavra na física, onde o quanta é uma quantidade finita e muito pequena. Dessa forma, esses posts serão, via de regra, curtos. Para situar aqueles (poucos) que leem esta pagina, nas noticias da área.

O de hoje é sobre a ultima aquisição de empresas na nossa área, assim como um resumo das ultimas grandes aquisições.

  • Já faz até algum tempo, a CADSOFT USA empresa criadora do software EAGLE CAD, um CAD de eletrônica (que eu utilizo, inclusive) foi comprada pela Autodesk, famosa empresa que desenvolve o AutoCAD e suas variações, Inventor (CAD de mecânica), entre outros.

Minha posição sobre esta noticia é favorável, uma vez que uso os softwares da Autodesk quase diariamente, e gosto muito dos produtos deles. Outro ponto positivo ao meu ver, é que para usuários alunos de instituições de ensino, e também funcionários e professores costumam ter acesso a versões gratuitas dos softwares da Autodesk (para fins educacionais). Vejamos o que vai acontecer num futuro próximo.

  • Outra aquisição recente, aliás mais recente, foi a aquisição da Linear Technology pela Analog Devices. Duas gigantes do setor de ICs, especialmente amplificadores operacionais, conversores A/D e D/A, referencias de tensão, entre outros.

Particularmente, sempre gostei mais Linear, pelo website, pelos datasheets e pelo pouco contato que tive diretamente com as duas, sempre achei o atendimento deles melhor de alguma maneira. Mas vejamos o que acontece no futuro. (devemos temer pelos LTZ1000 ou LM399?)

  • Outras aquisições mais ‘antigas’, mas ainda no ultimo ano, a Microchip adquiriu a Micrel e a Atmel. A NXP adquiriu a Freescale, a Intel adquiriu a Altera e a Infineon adquiriu a Wolfspeed (mais conhecida como CREE, dos LEDs de alta potencia). A Texas Instruments quase adquiriu a Maxim.

Muita atividade neste sentido neste ultimo ano. Só vou comentar sobre a Intel, como sempre me passou confiança, até gostei da aquisição da Altera, que recentemente escolhi para ser o FPGA a aprender (comprei um kit de desenvolvimento, para num futuro tentar aprender sobre estes dispositivos). E como usuário dos PICs, fiquei mais confortável que a Microchip adquiriu a Atmel e não vice-versa… 🙂

Como demorei muito tempo para revisar e finalmente postar, já temos até algumas novidades sobre o EAGLE. Na ultima atualização já vieram algumas mudanças. Eu ainda não vi, e vou esperar mais algumas, para postar algo sobre o software. Mas parece que agora ele já exporta arquivos formato STEP, e é possível mostrar o nome das trilhas. Promissor, eu diria.

Até a próxima.

Salão de beleza I – Frequencimetro 53132A

Olá humano!

Comecei a algum tempo atras, a dar uma ‘geral’ nos meus equipamentos adquiridos nos ultimos anos. Alguns deles vieram em otimas condições, alguns até com os ‘plasticos originais nos displays’, outros com muita poeira, e alguns um pouco mais ‘acabadinhos’. Muitos equipamentos de teste e medição são provenientes de linhas de produção, testes ou bancadas de grandes empresas, que sempre colocam etiquetas adesivas de patrimonio, ou mesmo os adesivos de calibração e em muitos casos, quando os compro, eles já vêm com estas etiquetas removidas, mas normalmente a cola das mesmas sempre ficam muito bem aderidas no corpo do equipamento. Este tipo de interferencia estetica não interfere em nada no funcionamento dos mesmos, mas em alguns casos meu TOC fica martelando em minha cabeça para que eu tente arrumar ou ao menos melhorar estas questões. E é isso que eu vou mostrar neste post, quando eu dei um trato de beleza no meu frequencimetro mais novo.

Frequencimetro
Figura 01

Continue lendo “Salão de beleza I – Frequencimetro 53132A”

Compra TCT e assistencia da Keysight

Olá humano!

Algum tempo atrás, eu fiz uma compra pela primeira vez na empresa TCT Brasil e gostaria de expressar aqui minha experiencia.

Fiz o cadastro e comprei pelo website, com cartão de crédito, um alicate amperímetro (clamp meter) da Keysight modelo U1194A. Pois eu precisava de um alicate deste para medir corrente continua.

Header_img
Figura 01

 

Continue lendo “Compra TCT e assistencia da Keysight”