Salão de beleza II – Wattimetro Hioki 3333

Olá humano!

Antes de prosseguir com o ‘embelezamento’ dos equipamentos da bancada, eu adquiri um equipamento novo, e como chegou na ultima semana, antes de ir para um local definitivo na bancada, resolvi já limpar seu case que veio levemente sujo. Nada demais, marcas de uso em bancada (parece ser de empresa, linha de montagem), mas com marcas de sujeira de manuseio e poeira, além de um adesivo identificado, no painel. Resolvi fotografar o processo de limpeza, já que fiz isso, resolvi colocar aqui essas fotos.

Hioki 3333
Hioki 3333

Continue lendo “Salão de beleza II – Wattimetro Hioki 3333”

Quantum de eletronica – 1

Olá humano!

Este é um tópico genérico, e mais curto. Pretendo colocar alguns destes com frequência variável, para discutir e debater novidades nas áreas de interesse deste blog. O titulo Quantum faz referencia a uma quantidade finita, e como alguns já podem ter percebido, é uma brincadeira com o uso da palavra na física, onde o quanta é uma quantidade finita e muito pequena. Dessa forma, esses posts serão, via de regra, curtos. Para situar aqueles (poucos) que leem esta pagina, nas noticias da área.

O de hoje é sobre a ultima aquisição de empresas na nossa área, assim como um resumo das ultimas grandes aquisições.

  • Já faz até algum tempo, a CADSOFT USA empresa criadora do software EAGLE CAD, um CAD de eletrônica (que eu utilizo, inclusive) foi comprada pela Autodesk, famosa empresa que desenvolve o AutoCAD e suas variações, Inventor (CAD de mecânica), entre outros.

Minha posição sobre esta noticia é favorável, uma vez que uso os softwares da Autodesk quase diariamente, e gosto muito dos produtos deles. Outro ponto positivo ao meu ver, é que para usuários alunos de instituições de ensino, e também funcionários e professores costumam ter acesso a versões gratuitas dos softwares da Autodesk (para fins educacionais). Vejamos o que vai acontecer num futuro próximo.

  • Outra aquisição recente, aliás mais recente, foi a aquisição da Linear Technology pela Analog Devices. Duas gigantes do setor de ICs, especialmente amplificadores operacionais, conversores A/D e D/A, referencias de tensão, entre outros.

Particularmente, sempre gostei mais Linear, pelo website, pelos datasheets e pelo pouco contato que tive diretamente com as duas, sempre achei o atendimento deles melhor de alguma maneira. Mas vejamos o que acontece no futuro. (devemos temer pelos LTZ1000 ou LM399?)

  • Outras aquisições mais ‘antigas’, mas ainda no ultimo ano, a Microchip adquiriu a Micrel e a Atmel. A NXP adquiriu a Freescale, a Intel adquiriu a Altera e a Infineon adquiriu a Wolfspeed (mais conhecida como CREE, dos LEDs de alta potencia). A Texas Instruments quase adquiriu a Maxim.

Muita atividade neste sentido neste ultimo ano. Só vou comentar sobre a Intel, como sempre me passou confiança, até gostei da aquisição da Altera, que recentemente escolhi para ser o FPGA a aprender (comprei um kit de desenvolvimento, para num futuro tentar aprender sobre estes dispositivos). E como usuário dos PICs, fiquei mais confortável que a Microchip adquiriu a Atmel e não vice-versa… 🙂

Como demorei muito tempo para revisar e finalmente postar, já temos até algumas novidades sobre o EAGLE. Na ultima atualização já vieram algumas mudanças. Eu ainda não vi, e vou esperar mais algumas, para postar algo sobre o software. Mas parece que agora ele já exporta arquivos formato STEP, e é possível mostrar o nome das trilhas. Promissor, eu diria.

Até a próxima.

Produto pirata – 82357B USB-GPIB

Olá humano!

Após ler sobre a falsificação de um item relacionado a equipamentos eletrônicos, resolvi abordar este tema aqui no blog. O assunto surgiu no forum do site eevblog, para aqueles que não tem problema com a língua inglesa, o link do tópico é este.

Figura 01: Foto do produto em questão (pirata). [link do forum, não possuo direitos autorais da imagem]
Figura 01: Foto do produto em questão (pirata). [link do forum, não possuo direitos autorais da imagem]

Continue lendo “Produto pirata – 82357B USB-GPIB”

Atualizar ou não atualizar, eis a questão.

Olá humano.

O post de hoje vai ser bem curto, e simples, pois neste começo de ano, peguei alguns serviços que estão consumindo a maior parte do meu tempo. Mas vamos ao que interessa.

Hoje em dia, quase todos os equipamentos, sejam de laboratório ou de uso pessoal, tem algum tipo de software. Os osciloscópios modernos (e outros equipamentos também) utilizam inclusive versões de sistemas operacionais conhecidos (como por exemplo, Windows CE, ou até mesmo Windows XP e 7), e é cada vez mais comum as conhecidas atualizações de firmware destes. Continue lendo “Atualizar ou não atualizar, eis a questão.”

Calibração multímetro 34401A

Olá humano!

Neste ultimo final de semana fui com um amigo (também quase-engenheiro), na casa de um outro amigo, que recentemente adquiriu um padrão de tensão da Data Precision, que foi comparado com um multímetro calibrado e estes ‘bateram’. Levei então o meu multímetro de bancada para verificar sua calibração.

Figura 01: Tensão de 12V
Figura 01: Tensão de 12V

Continue lendo “Calibração multímetro 34401A”