Atualizar ou não atualizar, eis a questão.

Olá humano.

O post de hoje vai ser bem curto, e simples, pois neste começo de ano, peguei alguns serviços que estão consumindo a maior parte do meu tempo. Mas vamos ao que interessa.

Hoje em dia, quase todos os equipamentos, sejam de laboratório ou de uso pessoal, tem algum tipo de software. Os osciloscópios modernos (e outros equipamentos também) utilizam inclusive versões de sistemas operacionais conhecidos (como por exemplo, Windows CE, ou até mesmo Windows XP e 7), e é cada vez mais comum as conhecidas atualizações de firmware destes. Continue lendo “Atualizar ou não atualizar, eis a questão.”

GPIB no Delphi (placa da National)

Olá humano!

Demora em escrever à parte (ainda estou no final da graduação, peguem leve comigo! rs), vou colocar um pequeno passo, porém pode ser de grande valia para mais alguém, em sobre a comunicação GPIB em Delphi (ou Kylix, ou Lazarus).

Bom para quem não conhece o GPIB (General Purpose Interface Bus), ou ainda HP-IB ou IEEE-488, foi desenvolvido pela Hewlett-Packard (HP) na década de 60, por isso já foi conhecido (naquela época) por HPIB (Hewlett-Packard Instrument Bus), para a interface com seus instrumentos de medição. Alguns anos depois, a HP licenciou este protocolo que foi bastante usado por outros fabricantes de equipamentos de teste e medição. Posteriormente, em 1975, o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) padronizou este barramento.

Cabo GPIB
Figura 01: Cabo GPIB

Continue lendo “GPIB no Delphi (placa da National)”