Placa de experimentos com PIC

Olá humano!

Algumas vezes (não foram poucas) pessoas próximas me pedem para ‘ensinar’ a programar microcontroladores PIC. Decidi então colocar alguns posts por aqui, ensinando algumas coisas destes microcontroladores.

Vamos começar pelo começo (ao menos neste post). PIC é uma família (muito grande) de microcontroladores fabricados pela empresa Microchip. Eles podem vir nos sabores núcleos de 8, 16 e 32 bits, e também existem os DSP (Digital Signal Processors), que são outra historia a parte.

Como normalmente as maiores duvidas são de iniciantes neste ramo (microcontroladores), resolvi fazer uma placa que usasse um PIC de 8 bits, bastante conhecido, com muito material disponível na internet, mas que nem por isso é limitado, o PIC18F4550. Este microcontrolador pode funcionar até 48MHz de clock, o que resulta em um processamento de 12 MIPS (Milhões de Instruções por Segundo), uma vez que a arquitetura da Microchip utiliza 4 ciclos de clock para cada instrução. Continue lendo “Placa de experimentos com PIC”