Placa Adaptadora Gravação

Olá humano!

Vou começar do fim para o inicio. Antes de escrever um post sobre o gravador de PIC USB, que é mais complexo e portanto maior, requerendo assim mais tempo deste que vos escreve, vou escrever sobre uma placa para adaptar o cabo de gravação que sai do gravador (que assim como no original ICD2 é um conector RJ11 de seis vias).

Neste projeto tentei resolver pelo menos dois problemas que tinha quanto a saída do gravador em questão, uma placa para gravar um (qualquer) PIC fora de um circuito, portanto preciso de um soquete para o microcontrolador em questão e um conector compatível com o gravador. A questão é, uma vez que quero ter a possibilidade de gravar uma grande variedade de modelos optei por deixar um (ou como veremos, dois) conector numa extremidade da placa, e conectores ao lado do soquete, de forma que com fios de jumpers eu possa ‘configurar’ os sinais de alimentação e gravação para cada modelo de microcontrolador.

O soquete que escolhi para este projeto é um do tipo textool da empresa 3M. Não tenho certeza se este que comprei é original, mas de qualquer forma me pareceu bom o suficiente. Este soquete é bem maior (e também mais caro…), e possui uma alavanca em uma das extremidades. Quando acionamos esta alavanca, optamos por duas posições, na primeira temos os contatos do soquete mais afastados, permitindo a inserção e a retirada do circuito integrado sem nenhum esforço e sem estragar nenhum dos terminais. Na outra posição da alavanca, os contatos do soquete se aproximam, fazendo uma ‘pressão’ contra os contatos do circuito integrado e dessa forma fazendo o contato do soquete com os terminais, com isso temos a posição de uso durante a gravação, nesta posição o circuito fica solidário ao soquete e não pode ser removido com facilidade.

Também optei por deixar um conector de dez pinos (tipo IDC, usado com o flat cable). Eu acostumei a usar este conector nas ultimas placas que projetei, pois acho mais pratico, e simples de usar do que o conector RJ11. Dessa forma posso utilizar esta placa para gravar um PIC fora do circuito e também funcionar como um ‘simples’ conversor RJ11-IDC.

Bom, sem muito mais a acrescentar, uma vez que o projeto é bastante simples, podemos verificar abaixo as fotos da placa. Os arquivos da projeto (em EAGLE) podem ser baixados aqui e o arquivo (.pdf) para impressão da placa pode ser baixado aqui.

Conjunto de gravador e placa adaptadora
Figura 01: Conjunto de gravador e placa adaptadora
Placa configurada com os jumpers
Figura 02: Placa configurada com os jumpers
Detalhe do conector IDC
Figura 03: Detalhe do conector IDC

Abaixo coloquei duas fotos, para exemplificar o uso do conector IDC em uma placa (do circuito Dual DAC), a primeira mostrando o conector e a segunda com o cabo da placa adaptadora conectado para realizar uma gravação.

Conector IDC (ICSP)
Figura 04: Conector IDC (ICSP)
Conector IDC (ICSP)
Figura 05: Conector IDC (ICSP), em uso

Fica a dica para quem esta precisando de algo deste tipo. Até a próxima!

Deixe uma resposta