Produto pirata – 82357B USB-GPIB

Olá humano!

Após ler sobre a falsificação de um item relacionado a equipamentos eletrônicos, resolvi abordar este tema aqui no blog. O assunto surgiu no forum do site eevblog, para aqueles que não tem problema com a língua inglesa, o link do tópico é este.

Figura 01: Foto do produto em questão (pirata). [link do forum, não possuo direitos autorais da imagem]
Figura 01: Foto do produto em questão (pirata). [link do forum, não possuo direitos autorais da imagem]

O resumo da ópera é o seguinte, alguém (ou mais de alguém) no Ebay esta vendendo copias piratas do conversor da Agilent (que agora se chama Keysight). Algum comprador, suspeitou que se tratava de algo do tipo ao verificar o preço do produto, anunciado como novo (US$120,00 versus os US$550,00 do original novo) e resolveu abrir o item quando recebeu. Uma vez aberto, pode comparar com fotos de um original, e as diferenças são bastante notáveis.

Abaixo uma foto (figura 02) do detalhe de algumas ‘soldas’ muito mal executadas, em uma das placas piratas:

Figura 02: Detalhes das soldas. [imagem feita por um usuário do forum]
Figura 02: Detalhes das soldas. [imagem feita por um usuário do forum]
Quem se interessar, nas paginas do tópico do forum (até o momento 10 paginas) existem mais fotos, que mostram que nos clones existe uma grande quantidade de fluxo que não foi limpo nos circuitos integrados, diferença no oscilador (componente) e outros pontos de divergência.

Outro detalhe, o interior do case de plástico do original é metalizado (parece uma tinta metalizada) enquanto o genérico não possui este ‘detalhe’.

Muito embora o funcionamento do mesmo (pirata) tem se mostrado totalmente equivalente, não deixa de ser um produto pirata, uma pratica ilegal que lesa tanto a empresa copiada quanto o comprador que imagina estar comprando algo original (e pagando por isso). Vale lembrar que neste caso, você não tem garantia do fabricante, e muito menos do vendedor. Cuidado para não ser ‘passado para trás’ ao comprar um destes.

O post de hoje foi curto, e uma ‘tradução’ do forum, mas achei interessante alertar por aqui, na nossa língua, para que não sejamos feitos de bobos ao comprar algo do tipo.

Até a próxima!

Deixe uma resposta