Quantum de eletronica – 1

Olá humano!

Este é um tópico genérico, e mais curto. Pretendo colocar alguns destes com frequência variável, para discutir e debater novidades nas áreas de interesse deste blog. O titulo Quantum faz referencia a uma quantidade finita, e como alguns já podem ter percebido, é uma brincadeira com o uso da palavra na física, onde o quanta é uma quantidade finita e muito pequena. Dessa forma, esses posts serão, via de regra, curtos. Para situar aqueles (poucos) que leem esta pagina, nas noticias da área.

O de hoje é sobre a ultima aquisição de empresas na nossa área, assim como um resumo das ultimas grandes aquisições.

  • Já faz até algum tempo, a CADSOFT USA empresa criadora do software EAGLE CAD, um CAD de eletrônica (que eu utilizo, inclusive) foi comprada pela Autodesk, famosa empresa que desenvolve o AutoCAD e suas variações, Inventor (CAD de mecânica), entre outros.

Minha posição sobre esta noticia é favorável, uma vez que uso os softwares da Autodesk quase diariamente, e gosto muito dos produtos deles. Outro ponto positivo ao meu ver, é que para usuários alunos de instituições de ensino, e também funcionários e professores costumam ter acesso a versões gratuitas dos softwares da Autodesk (para fins educacionais). Vejamos o que vai acontecer num futuro próximo.

  • Outra aquisição recente, aliás mais recente, foi a aquisição da Linear Technology pela Analog Devices. Duas gigantes do setor de ICs, especialmente amplificadores operacionais, conversores A/D e D/A, referencias de tensão, entre outros.

Particularmente, sempre gostei mais Linear, pelo website, pelos datasheets e pelo pouco contato que tive diretamente com as duas, sempre achei o atendimento deles melhor de alguma maneira. Mas vejamos o que acontece no futuro. (devemos temer pelos LTZ1000 ou LM399?)

  • Outras aquisições mais ‘antigas’, mas ainda no ultimo ano, a Microchip adquiriu a Micrel e a Atmel. A NXP adquiriu a Freescale, a Intel adquiriu a Altera e a Infineon adquiriu a Wolfspeed (mais conhecida como CREE, dos LEDs de alta potencia). A Texas Instruments quase adquiriu a Maxim.

Muita atividade neste sentido neste ultimo ano. Só vou comentar sobre a Intel, como sempre me passou confiança, até gostei da aquisição da Altera, que recentemente escolhi para ser o FPGA a aprender (comprei um kit de desenvolvimento, para num futuro tentar aprender sobre estes dispositivos). E como usuário dos PICs, fiquei mais confortável que a Microchip adquiriu a Atmel e não vice-versa… 🙂

Como demorei muito tempo para revisar e finalmente postar, já temos até algumas novidades sobre o EAGLE. Na ultima atualização já vieram algumas mudanças. Eu ainda não vi, e vou esperar mais algumas, para postar algo sobre o software. Mas parece que agora ele já exporta arquivos formato STEP, e é possível mostrar o nome das trilhas. Promissor, eu diria.

Até a próxima.

Deixe uma resposta